Eleições 2020: Chega de pessimismo!

13 11 2020

Eu andava pessimista, quase deprimido, por termos lutado tanto a vida toda e, de repente, nos vermos mergulhados no retrocesso inacreditável que vive o mundo nesses últimos anos.

Notícias recentes, no entanto, me fizeram enxergar uma claridade no fim do túnel, como na foto, logo depois de uma curva à esquerda.

Prestem atenção! Ano passado a nefasta direita Argentina foi derrotada nas eleições presidenciais e, mês passado, o mesmo aconteceu na Bolívia que varreu uma nojenta e violenta direita golpista com a vitória arrasadora do candidato de esquerda.

A poderosa e incessante mobilização do povo chileno que começou no ano passado, enfrentando violenta repressão e seguindo em frente, acaba de conquistar uma Assembléia Constituinte, o que já seria uma vitória importantíssima, mas que vem acompanhada de outra inédita: a Constituinte chilena terá obrigatoriamente 50% de mulheres! Além disso, será eleita exclusivamente para a tarefa sendo dissolvida depois para a realização de eleições gerais já sob nova ordem.

Em fevereiro teremos eleições no Equador com enorme perspectiva de eleição de um presidente de esquerda novamente em substituição ao traidor Moreno.

O Peru se encontra num caos político depois da destituição do presidente, semana passada, acusado de corrupção pelo Congresso com voto de 60 congressistas que respondem processos também por corrupção. Eleições presidenciais estão marcadas para abril, no entanto, no momento em que escrevo, recebo a notícia de que em Lima os peruanos tomaram as ruas e exigem Eleições Já, não aceitando que o Presidente do Congresso assuma a presidência até lá.

A Venezuela, quem diria, resiste, apesar de todos os esforços dos EUA com bloqueio econômico criminoso que prejudica toda a população e financiamento de ações terroristas contra o país.

Trump foi derrotado nos EUA. Teve papel decisivo na eleição o crescimento dos movimentos sociais organizados, dos protestos anti-racistas e em defesa de direitos iguais para todos e de um sistema de saúde público. Lá, serviços de saúde são só para quem puder pagar.

Aqui no Brasil, pesquisas indicam que os candidatos bolsonaristas serão derrotados nas maiores e principais cidades incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Simbolicamente, nestes tempos de caça às bruxas de esquerda, temos a chance real de eleição de uma prefeita comunista que lidera absoluta as pesquisas em Porto Alegre.

Florianópolis pode ser uma cidade para o povo, não só para ricos

Em Florianópolis caminhamos para um segundo turno entre o candidato das empreiteiras corruptoras e destruidoras do meio ambiente, que ocupa atualmente a prefeitura e o candidato de uma inédita frente popular que conseguiu reunir todos os partidos do campo da esquerda e é uma possibilidade concreta de mudar as políticas públicas em nossa cidade. Elson 50 não é apenas um nome qualificado para as mudanças. É a chapa que representa uma visão política diferente, que prioriza de fato a qualidade de vida das pessoas e não o lucro das empreiteiras. Que prioriza o serviço público e gratuito de saúde e não as empresas que ganham dinheiro com a doença. Que valoriza os servidores públicos e não empresas terceirizadas que exploram trabalhadores. Que se propõe enfrentar com coragem e determinação a pandemia, tendo como principal objetivo a defesa das vidas e não a riqueza de alguns a custa da morte de muitos, na maioria nossos idosos e pobres, como uma sórdida purificação social que se livra de indesejáveis.

Podemos apostar num futuro diferente, com transporte público de massas rápido e moderno para o povo que não dispõe de jatinhos ou helicópteros. Precisamos de soluções para todos e não para alguns que tem dinheiro, moram em condomínios de luxo e utilizam transporte individual.

Para isso, temos que mudar radicalmente a ótica com que a cidade vem sendo administrada. Para isso, todos que acreditam nessas ideias tem o compromisso de deixar pessimismos de lado e sair em campanha nesta reta final junto aos amigos e parentes a fim de garantir um segundo turno em que possamos, todos na rua, reviver os grandes momentos da nossa História quando as mudanças nasceram da mobilização popular. É a vez do Brasil acordar.

Mas o segundo turno não está garantido e para que ele aconteça precisamos vencer o pessimismo que tomou conta de valorosos lutadores e encararmos a peleia final.

É preciso mostrar a todos que Elson 50 é mais que uma palavra e um número. Elson 50 é o símbolo do movimento daqueles que querem e podem juntos fazer melhor o lugar que escolhemos para viver.

É fundamental também que a Câmara Municipal deixe de ser um balcão de negócios onde vereadores se elegem com objetivo de tirar proveito pessoal e não se importam com a cidade que o povo precisa e pode ter. Não vote de jeito nenhum em candidatos de partidos das coligações que sempre estiveram no poder. Para mudar é preciso eleger pessoas comprovadamente comprometidas com uma cidade diferente e que não façam da política um objetivo pessoal.

Vote e faça campanha para candidatos dos partidos que compõem a trincheira de luta por mudanças que tem coragem de enfrentar as empreiteiras, as empresas de transporte e as mercadoras de saúde privadas que só vêem o povo como cliente e não como cidadãos que possuem direitos, desejos e querem simplesmente ser felizes. Há muitos candidatos na coligação Elson 50. Escolha alguém que você conheça o passado, que seja comprometido com as lutas do povo, que seja comprometido com nossos direitos.

Meu candidato a vereador é Maurício Mulinari, e poderiam ter sido outros e outras igualmente confiáveis e comprometidos que fazem parte deste projeto, mas só podemos escolher um. Vou com Mulinari 50750, porque, depois de muito tempo vejo novamente alguém falando sem medo em Revolução, palavra que para mim representa mudar tudo o que está errado e apostar que é possível um mundo diferente, baseado na solidariedade, onde os bens públicos estejam a serviço de todos e não do lucro de alguns e que tenha a vida e a felicidade das pessoas como objetivo.

Chega de pessimismo. Pegue seu computador, telefone, redes sociais e vá imediatamente conseguir mais votos para mudar. Cada voto é valioso.

Podemos vencer! Venceremos!


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: